quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quem é Edson Mendes, Produtor Responsável pela Cia Teatro da Magia.

Ator, Diretor, Autor e Professor de Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas.
Iniciou suas atividades em Teatro no ano de 1983, com o Espetáculo Infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” de Jorge Amado. E em seguida participou do Espetáculo Adulto “Algo Mais que Consulta”, com os alunos formandos da Faculdade Integradas de Ourinhos/SP.
Em 1985, Criou e Interpretou o Espetáculo Pantomímico “O Pássaro Encantado”, onde participou da Programação de Aniversário de 67 anos da cidade de Ourinhos/SP.
No ano seguinte, participou como Ator do Espetáculo Infantil “Guga o Ursinho”, da Cia Sumo de Pedra da cidade de Campinas/SP.
Ainda em Campinas participou do Espetáculo “O Despertar da Primavera” do Grupo Masthur Bando Teatral Lucrécia me deu um beijo”, onde participou de inúmeros festivais de Teatro do Interior do Estado de São Paulo.
Neste mesmo ano, Criou e Dirigiu o Espetáculo Musical Infantil “Mynguifoflus & Folhufas – um amor de gato”, que participou do II Festival Estudantil de Teatro da Cidade de Sumaré/SP, onde recebeu indicações em Cenário, Direção e melhor Ator, sendo premiado com o Prêmio de Melhor Texto Inédito do Festival.
Em janeiro de 1987, estreou em temporada no Teatro Cenarte na cidade de São Paulo o espetáculo “O Despertar da Primavera”. Participou também do Espetáculo “Auto da Barca do Camiri”, da Produtora WR Filmes Ltda.
Ainda em 1987, participou do Espetáculo “Quarup”, adaptação do Livro de Antonio Callado, apresentando-se no Teatro Cenarte/SP.
Neste mesmo ano, profissionaliza-se como Ator.
Fez também a Direção Geral e a Iluminação do Espetáculo Musical Performático do Cantor Wellington Duarte no Alquimia Bar em São Paulo/SP.
Em 1989 participou do Espetáculo Infantil “O Bobo da Corte” com Direção de Antonio Gincko da Companhia Visarte Produções Artísticas Ltda. E também do Espetáculo “Pedro Páramo”, Espetáculo Teatral de Rua da UNAM – México, na Mostra Internacional de Teatro da Cidade de São Paulo com apresentações na Praça Por do Sol e na Praça da Sé na cidade de São Paulo/SP.
Participou ainda da Semana de Arte da Faculdade Mozarteum de São Paulo, Criando, Dirigindo e Interpretando as Performances “Um copo de Tragédia”, “Pasion”, “Entre Aspas” e “Mulher da Lua”.
Em 1991, dirigiu o Espetáculo “Os Irmãos das Almas” de Martins Penna, apresentando-se em Escolas Estaduais, Municipais e Particulares da Cidade de São Paulo. Escreveu, Dirigiu, fez a Cenografia e a Música do Espetáculo Infantil “E a Bruxa Dançou” que esteve em cartaz no Teatro Henfil em São Paulo/SP.
Participou do Espetáculo Estudo “Um Giro no seu Dial” na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com Direção de Carolina Oliveira e Gil Teixeira.
Em 1992, ministrou Oficina de Teatro para alunos da rede pública escolar em Ourinhos/SP e para alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e da Fundação Getúlio Vargas.
Em 1993 e 1994, estudou Canto Popular com Consiglia Latorre na Universidade Livre de Música, onde participou de vários Shows Conjuntos.
Participou também do Coral Luther King, realizando vários concertos coral. Dentre eles destacam-se o “Cantando aos Domingos” na Galeria Consolação, “Natureza Acústica (Gênesis do Cantar)”, na ULM e no Bar Armazen. Na “Spes única”, junto com a Comunidade Coral Luther King apresentou-se no Mosteiro de São Bento, na Igreja Imaculada Conceição e na Igreja de São Francisco com a regência do Maestro Paulo Tércio.
Em 1994 inicia-se os Trabalhos com sua Companhia a “Cia Teatro da Magia” com o Espetáculo Musical Infantil “Mynguifoflus & Folhufas – uma amor de gato”, com texto, música e cenografia de sua autoria e a Direção de Walter Seben. Começou fazendo apresentações a domicílio e em seguida já em 1995 estreou o espetáculo no Teatro Alfredo Mesquita em São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Em seguida cumpriu nova temporada no Teatro Bela Vista também em São Paulo/SP.
Apresentou-se também no Teatro Municipal Miguel Cury de Ourinhos/SP, para as EMEI’s (Escolas Municipais de Educação Infantís) e para as NEI’s (Núcleos de Educação Infantis).
Ainda em sua temporada, apresentou-se no Sesc Consolação, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos, Sesc Interlagos, Sesc Piracicaba, Sesc Itaquera, Sesc Catanduva e nas Casas de Cultura de Interlagos, Santo Amaro, Itaim Paulista e Raul Seixas.
Participou das Oficinas de Dramaturgia “Play Doctor” com Chico de Assis e logo depois deu seqüência nas Oficinas do SEMDA no Teatro Eugênio Kusnet.
Em 1997 foi indicado para o Prêmio Apetesp/96, na Categoria de Melhor Iluminador do ano com o Espetáculo de sua autoria “E a Bruxa Dançou”, que esteve em cartaz no Espaço Columbia e teve a Direção de Walter Seben.
Em 1998, reestréia com nova temporada o Espetáculo Musical Infantil “Mynguifoflus & Folhufas – um amor de gato”, agora no teatro Flávio Império com o Co-Patrocínio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Apresentou-se ainda no Esporte Clube Banespa.
Já em 1999, estreou um novo espetáculo, “Ensina-me a Crescer”, com Texto de sua autoria e Direção, dirigido ao público adolescente e que estreou no Teatro Alfredo Mesquita também com Co-Patrocínio da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde fez apresentações para Casas de Culturas, FEBEM, Instituições e Associações que trabalham com adolescentes e inúmeras escolas Estaduais e Municipais da cidade de São Paulo/SP.
Participou do I ENCAPA – Encontro Cubatense de Adolescente na Prevenção da AIDS, com a apresentação do espetáculo “Ensina-me a Crescer”.
Participou em 2000 como ator, do Filme “De Cara Limpa” com Direção de Sergio Lerrer e do Curta Metragem “O Santo Salvador e o Demônio” com Direção de Daguito Rodrigues.
Em 2002, estreou no Teatro Engenho da Arte o Espetáculo Infantil “Pinócchio”, com sua Adaptação e Direção e em seguida em Janeiro de 2003, seguiu-se em temporada no Teatro Itália em São Paulo. Apresentou-se também no Sesc São José dos Campos e no Sesc Interlagos.
Atuou também nos comerciais para TV: Tatuzinho, Antenas Cristal Feeler, Brahma, Elma Chip’s, Cenoura & Bronze, Net TV a Cabo, Banrisul/Porto Alegre, Super Mercados Enxuto, Unimed, Nestle, Diário Popular, Bisuisan, Shopping Miramar/Santos/SP, Natal Genial Visão/Belem/PA, Casa Bahia, Porangaba, Pentagon, Louco/Uberlância/MG, Maracugina, Eletropaulo, Skol Beats, etc.
Como Autor, Filiado à SBAT/SP, escreveu o Musical Infantil “Mynguifoflus & Folhufas – um amor de gato” ,“E a Bruxa Dançou”, Ensina-me a Crescer”.
Em 1996, por solicitação do “Grupo Verbo Ser” de Bento Gonçalves/RS adaptou a história de Pinócchio, que teve Direção de Walter Seben, apresentando-se em diversos festivais do Estado do Rio Grande do Sul.
Ainda em 1996, reestréia “E A Bruxa Dançou” com direção de Walter Seben no Espaço Columbia.
Em 1997 escreveu “Amazônia – a floresta dos sonhos” que teve sua estréia no Teatro Ruth Escobar e com a Direção de Eduardo Silva.
Em 1999 escreveu e dirigiu o Espetáculo Infanto Juvenil “Ensina-me a Crescer” em cartaz no teatro Alfredo Mesquita/SP.
E em 2002, dirigiu a adaptação de sua autoria “Pinócchio” que esteve em cartaz no Teatro Engenho da Arte e logo depois em janeiro de 2003 no Teatro Itália.
Em 2005, participou do espetáculo “Drogas ou D” com texto e Direção de Renato Alves no Espaço Cultural Fagulhas D’Arte.
E em 2008, fez a Dramaturgia e a Direção do Espetáculo “Sufoco”, que esteve em cartaz no Espaços Satyros Dois, participou das “Satyrianas 2008”.
Ainda em 2008, Escreveu e Dirigiu “Chapeuzinho Vermelho em A Volta do Lobo Mau”.
Como Ator participou dos Elencos de Apoio das Novelas “Sangue do Meu Sangue”, “Cristal”, “Revelação” do SBT.
Possui ainda os textos para Teatro Adulto “Uma mulher com T maiúsculo”, “Joana – a Dark”, “Vincent”, “Macário” (adaptação), “Auto da Barca do Inferno” (dramaturgia), “Dom Casmurro” (adaptação), “Michê – apenas um garoto de programa”, “Te espero na eternidade”, “Outono” (Roteiro para TV), “Entre Amigas” e os Infantís:- Uma aventura ao Planeta Esquecido”, “Croc - Uma aventura ecológica”, “Uma História do Arco da Velha”, “Uma aventura dentro da boca”, “Verde Viva!!!”, “Pinócchio”, “Lobo Mau e os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho em A Volta do Lobo Mau” e de inúmeras outras histórias literárias direcionadas ao público infantil.
Fev/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário